<

A terceira idade é uma fase cheia de transformações físicas, químicas e mentais. É também um momento onde o indivíduo passa a se questionar mais sobre a vida, sobre o que fazer no tempo livre que surgiu por meio da aposentadoria. E é claro que a prática de exercícios físicos deve entrar nessa lista, mas você sabe quais são os benefícios da dança na terceira idade?

A dança remete alegria, emoção, arte, felicidade. É uma das maneiras mais antigas, que está desde os primórdios dos tempos com o homem e também, um recurso para reunir as pessoas.

Para os idosos, a dança é uma oportunidade de fazer com que todos estes sentimentos venham à tona e eles descubram o porquê essa é a melhor idade.

Transformações que acontecem na terceira idade

benefícios da dança na terceira idade

A velhice é algo que acontece com todos os seres vivos, não sendo apenas exclusividade dos seres humanos. Portanto, é um processo que deve ser enxergado com naturalidade. Porém essas transformações podem trazer desconfortos para o idoso, pois é natural que ele perca aos poucos suas capacidades físicas, como a mobilidade e flexibilidade, além de apresentar dificuldades para se lembrar das coisas ou até mesmo, de se comunicar.

Esse também é um período que, para muitos idosos, pode ser de isolamento, considerando que, ao se aposentarem, eles perdem a referência de quem são e qual a sua utilidade no mundo, o que faz com que eles se afastem da família e dos amigos. Essa questão, além de trazer isolamento social, também é capaz de provocar transtornos como ansiedade e depressão.

Assim, os exercícios físicos são uma alternativa para fazer com que os idosos tenham mais qualidade de vida. Existem muitas opções, mas hoje, falaremos dos benefícios da dança na terceira idade.

Benefícios da dança na terceira idade

A dança na terceira idade tende a promover os seguintes benefícios

Mais flexibilidade e boa coordenação motora

Os movimentos da dança requerem concentração e por isso, exigem do corpo postura, flexibilidade e coordenação, elementos que são essenciais para trabalhar mente e corpo na terceira idade.

Um coração mais forte

Por ser um exercício aeróbico, ele trabalha a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação do sangue e também, reduzindo os níveis de gordura nas artérias. Portanto, o coração, além de outros órgãos, são beneficiados com isso.

Vida social

benefícios da dança na terceira idade

A dança reúne diversas pessoas em um só lugar, sendo majoritariamente um exercício praticado em grupo. Assim, isso garante mais proximidade entre os indivíduos, permitindo que os idosos, dessa forma, tenham uma vida social.

Venha fazer dança na Pratique

Seja você idoso ou não, não deixe de conferir todos os benefícios que a dança pode lhe proporcionar. Por isso, hoje mesmo faça a sua inscrição aqui, na Pratique e confira você mesmo o quanto esse esporte pode ser bom para você e para as outras pessoas!

Conheças as unidades que estão perto de você!

Estamos te esperando!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here