Aulas Natação Idosos – Conheça as vantagens

0
464

Não existe idade para aprender a nadar, mas você sabia que as aulas de natação são especialmente recomendadas para a terceira idade? Pois então, fique atento a leitura deste artigo para conhecer as vantagens dessa prática.

Se não existem restrições etárias para a prática da natação, muito menos há limites para aproveitar os muitos benefícios que o esporte oferece. Pois, como muitos já sabem, a saúde e as atividades físicas devem andar lado a lado.

As aulas de natação proporcionam melhoras na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos seus praticantes. Isso pode ser comprovado através de estudos científicos que apontam significativas melhorias no humor e na cognição dos idosos que escolhem a água como o seu esporte.

As aulas de natação para idosos e sua relação com a longevidade

As aulas de natação são consideradas por muitos médicos como um remédio para o corpo, e para a grande maioria dos seus praticantes, um remédio para a alma também.

As aulas de hidroginástica são as mais indicadas para pessoas idosas que possuem problemas na estrutura dos ossos, como é o caso de doenças como a osteoporose e a artrose.

Ainda que reduza a perda de massa óssea e fortaleça a musculatura do corpo, a natação é considerada uma atividade esportiva de baixo impacto. E por isso é tão recomendada para a terceira idade.

Isso se dá, porque o impacto com o meio físico na água é muito menor, e assim, o risco de ocorrência de lesões é reduzido. Quando comparada às outras atividades físicas, a natação se destaca devido ao fator segurança.

Benefícios da natação para a terceira idade:

  • Protege as articulações, evitando possíveis lesões;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Aumenta a coordenação motora;
  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  • Significativo aumento do condicionamento físico;
  • Melhora no quadro de humor do praticante;
  • Ganhos em sociabilidade e vínculos interpessoais;
  • A capacidade cognitiva é aumentada;
  • Autoestima e confiança são aumentadas.

Conheça mais benefícios da prática de natação por idosos

As aulas de natação só têm a agregar valor à vida dos seus praticantes. E no caso desses últimos figurarem a terceira idade, seus benefícios conseguem ser ainda mais aumentados.

Entre os muitos benefícios, o principal deles é o aumento do consumo do oxigênio, com baixo risco cardiovascular e variações da frequência cardíaca, além de também auxiliar no condicionamento cardíaco.

Outras vantagens dessa prática podem ser sentidas com mais facilidade no dia a dia do idoso. Por exemplo, o significativo aumento da disposição para as atividades cotidianas, além da possibilidade de poderem executar atividades que antes não conseguiam.

Por que atividades em grupo são mais prazerosas?

Nesta época da vida, muitos idosos acabam se sentindo muito sozinhos e devido à solidão, muitas vezes desenvolvem uma predisposição para doenças emocionais como a depressão.

Como bem sabemos, não há como evitar a fatalidade da velhice, mas há formas de tornar mais prazerosa essa fase da vida. E as aulas de natação para idosos com certeza podem ser vistas como uma possível solução.

O estímulo ao convívio social é de fundamental importância nessa época da vida. Muitas pessoas que cultivavam uma rotina agitada na juventude acabam se deparando com uma velhice monótona e só.

Por isso que as aulas de natação podem contribuir significativamente para a socialização dessas pessoas, principalmente, quando praticadas em grupo. Além de relatos há também estudos que comprovam a eficácia das práticas aquáticas no combate à depressão.

Agora você já conhece bem os benefícios que as aulas de natação podem proporcionar na vida dos idosos. Então, o que você precisa fazer é procurar um médico ou instrutor para descobrir a prática debaixo d’água que mais condiz com o seu perfil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here