HomeNataçãoAula de natação adaptada

Aula de natação adaptada

A aula de natação adaptada é uma excelente opção para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, ou alguma condição especial que a faça precisar de algum tipo de adaptação. Continue lendo, e saiba amis sobre a aula de natação adaptada.

A natação é um esporte que pode trazer muito benefícios para a vida das pessoas das mais diferentes condições físicas e idades. Com ela, é possível emagrecer, ter tonificação muscular, melhorar o equilíbrio, melhorar a saúde, e ter benefícios também psicológicos.

Quem pode fazer a aula de natação adaptada

A aula de natação adaptada pode ser feita por pessoas que possuam algum tipo de deficiência física ou mental. Ela pode ser praticada tanto por crianças como por adultos.

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sempre encontram dificuldades na hora de fazer alguma atividade física, pois são poucos os lugares adaptados, e existem poucos profissionais capacitados no mercado que podem oferecer esta aula com qualidade e responsabilidade.

Quando falamos de deficientes mentais, esta dificuldade aumenta ainda mais, então, a aula de natação se torna uma saída excelente. Pois são aulas lúdicas que promovem além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento mental, e a interação social.

Por que fazer aula de natação adaptada

A diferença no desenvolvimento motor e psicossocial das pessoas que possuem algum tipo de deficiência e que fazem a aula de natação, é bem maior do que das pessoas que não a fazem.

Além disso, todas as pessoas precisam estar sempre se movimentando, pois o nosso corpo precisa disso para que as funções do nosso organismo estejam sempre em pleno funcionamento.

Para os cadeirantes por exemplo, as aulas de natação adaptadas promovem mais equilíbrio corporal, mais tonificação, aumenta a força muscular, ajuda no emagrecimento, promove mais interação social, diminui os sintomas de depressão e de estresse.

Como são as aulas de natação adaptada

As aulas de natação adaptada são feitas em grupo ou individual, dependendo do grau de deficiência de uma pessoa. As aulas são desenvolvidas de acordo com cada necessidade do aluno, e eles são sempre acompanhados pelos professores.

Muitas pessoas com deficiência encontram na natação um esporte, e começam até a fazer competições, podendo fazer da natação até mesmo uma profissão.

As aulas começam com a utilização de alguns artigos que promovem a confiança dos alunos, e medida em que eles vão se adaptando com a água e conseguindo ficar mais confortáveis na piscina, os professores vão os deixando mais soltos.

Assim, dentro de pouco tempo eles aprendem a nadar, e conseguem ter cada vez mais os benefícios que a natação pode lhes oferecer.

Quais são os benefícios da aula de natação adaptada?

A aula de natação adaptada pode trazer muitos benefícios para a vida dos alunos, os principais são:

  • Melhora o condicionamento físico;
  • Ajuda no desenvolvimento motor e psicossocial dos alunos;
  • Ajuda a manter o peso corporal;
  • Promove a autoconfiança;
  • Melhora a autoestima;
  • Ajuda na saúde respiratória;
  • Traz mais independência;
  • Ajuda a ter mais força para as atividades diárias;
  • Promove a interação social com as outras pessoas;
  • Tira os alunos do sedentarismo;
  • Melhora dores musculares;
  • Entre muitos outros.
  • Diminui o estresse;
  • Ajuda a combater a depressão;

Como podemos ver, a aula de natação adaptada é uma excelente opção para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, pois além de aprender a andar, elas também poderão éter muito benefícios que irão melhorar a sua qualidade de vida.

Sendo assim, a aula de natação adaptada é ideal, pois oferece diversos benefícios que vão além do físico, desta maneira, pode haver uma grande melhora e uma transformação psicológica na vida destas pessoas.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS