Anamnese

Se você está pretendendo iniciar as atividades na academia, confira nesse texto qual é a relevância e a importância de se fazer uma anamnese antes de começar a se exercitar.

Quando as pessoas procuram academias, elas estão querendo levar um estilo de vida mais saudável, é imprescindível que você, antes de começar qualquer atividade procure um médico.

Para que o médico? O médico que irá lhe permitir ou não praticar atividades, todas as academias exigem um atestado médico para comprovar que você está com sua saúde em dia e que está apto para praticar determinados exercícios.

A anamnese vem em modelo de questionário, sendo ela uma etapa extremamente importante para colher os seus dados antes de começar a praticar os exercícios na academia.

A partir da anamnese serão diagnosticados quais são os exercícios que você deve fazer de acordo com esse questionário. Ele passa a ser a base do seu treino.

Ela é feita com um avaliador da própria academia, ele juntamente com você preencherá os dados dessa coleta e assim ficará mais fácil saber que tipo de treino passar para você.

Esse avaliador está preparado para lidar com a ansiedade, inibição, questões culturais e sociais daquele que está sendo entrevistado através da anamnese. Então fique tranquilo pois você estará diante de um profissional.

Quais são as etapas da avaliação

A estrutura da anamnese feita com um avaliador deve conter as seguintes etapas para que ela ocorra de maneira eficiente:

  • Objetivos

É necessário antes de mais nada, saber qual é o objetivo daquele em que você está entrevistando, dessa forma você saberá o que desenvolver com o aluno, quais atividades deve praticar com ele para que seja de forma rápida a obtenção de resultados.

  • Atividades físicas

Saber quais são as atividades a ser aplicada, e também quais são as que o aluno prefere é super importante, se você o coloca para fazer atividades que não gosta ele vai acabar desanimando de frequentar a academia.

  • Aspectos sobre nutrição

Essa etapa é dividida em dois tópicos, sendo uma para conhecer os hábitos alimentares do aluno, e a outra para trabalhar com ele novas formas de se alimentar.

Já que você está a fim de levar uma vida mais saudável praticando esportes, por que não começar a se alimentar melhor, e ajudar a obter resultados mais rápidos?

  • Dados clínicos

Antes de realizar a anamnese é de extrema importância que você vá até um médico que comprove que você está apto para a prática de exercícios físicos, isso é uma segurança para sua saúde.

A partir de um exame médico, você poderá incluir na sua anamnese os seguintes dados: fatores de riscos de doenças, medicamentos que estão em uso, problemas musculares e ósseos que possam interferir na sua atividade.

Primeiramente o avaliador da anamnese fará algumas anotações que são relativas à disponibilidade de horários e dias para você praticar atividades físicas. Finalizando o questionário, será incluso quais quer outro fator que for importante para sua prática de atividade física.

Fatores importantes para o questionário são hábitos do aluno, como por exemplo os hábitos alimentares, o uso de bebida, se é fumante ou não, pois tudo isso influencia, e muito, na hora de você praticar as atividades dentro da academia.

Após o atestado médico em mãos e o questionário da anamnese, você poderá fazer uma ficha de treino, com todos os exercícios que você deverá praticar dentro da academia e está pronto para começar o seu treino.

Agora que você compreende como é importante fazer uma anamnese com os melhores profissionais, venha para a Pratique Fitness e comece a se exercitar, cuidando sempre da sua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here