Muito provavelmente, você já deve ter conhecido alguém que, para ter um corpo mais forte e musculoso, fazia o uso da chamada “bomba”. Contudo, o que muitos não sabe é o perigo por trás dos anabolizantes.

Considerados medicamentos, estas substâncias são ingeridas de forma exagerada por aqueles que desejam chegar á perfeita forma, porém o uso indevido destas substâncias pode causar sérios danos à saúde.

Pensando na saúde de nossos alunos e também no intuito de trazer as informações adequadas, nós da Pratique  trouxemos esse conteúdo para você. Portanto, leia até o fim para saber mais.

O que são anabolizantes?

Anabolizantes são produtos sintéticos que têm como composição principal a testosterona, um hormônio masculino que influencia diretamente no ganho de massa muscular.

Esse tipo de medicamento, para ser utilizado de forma correta, é preciso ser prescrito por médico especialista na área e visando a reconstrução de tecidos musculares em decorrência de queimaduras, lesões e traumas, ou então, para a realização de tratamentos hormonais. Porém muitas pessoas fazem seu uso indevido, para o ganho rápido de massa muscular, tanto é que, para essa finalidade, a substância é vendida de forma ilegal.

Seu uso, além de ser perigoso, é discriminado por associações esportivas. Nesse caso, os atletas passam por constantes revisões e são submetidos a exames para que seja comprovada a ausência destas substâncias no corpo. Tais exames são chamados de antidoping.

Qual o perigo por trás dos anabolizantes?

perigo por trás dos anabolizantes

A substância não é proibida por acaso, o perigo por trás dos anabolizantes pode trazer complicações sérias, podendo levar o indivíduo à morte pelo seu uso indevido. Além disso, os anabolizantes trazem efeitos colaterais como:

  • Excesso de pelos no corpo;
  • Queda de cabelo;
  • Acne;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Disfunções testiculares;
  • Ataques cardíacos;
  • Impotência sexual;
  • Nos homens, podem aparecer seios;
  • Hipertensão;
  • Alterações de humor.

Outras alternativas para evitar o uso de anabolizantes

perigo por trás dos anabolizantes

Ganhar massa muscular é o sonho de muitas pessoas, mas não é preciso o uso de anabolizantes para que isso aconteça, muito pelo contrário, com as dicas certas, é possível conseguir o corpo que você sempre desejou e o melhor, com muita saúde. Veja:

  1. Consuma mais proteínas: pois elas são a principal fonte para a construção da fibra muscular;
  2. Invista nos carboidratos certos para cada hora: carboidratos de rápida absorção, como frutas, geleias, tapioca, mel, etc. são ótimos para serem consumidos 30 minutos antes do treino e assim, garantir que você tenha mais disposição e força. Já os carboidratos de lenta absorção, como a batata doce e pães integrais, por exemplo, devem ser consumidos após os treinos, para garantir mais energia durante a construção muscular.
  3. Não pule os dias de treino: cada treino é importante para a sua construção muscular.
  4. Lembre-se de que o descanso é importante: pois ele irá garantir que, depois de um bom treino, a construção da fibra muscular seja realizada de forma adequada.

Agora que você já sabe o perigo por trás dos anabolizantes, chegou o momento de se cuidar.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here