Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta
Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta

Com certeza, alguma vez você já parou para pensar como as estações do ano influenciam na forma que nos alimentamos. Por isso, veja como ter a saúde em alta com alimentação no inverno e verão.

Os nossos pratos mudam com muita facilidade, pois existe dificuldade e facilidade de encontrar alguns alimentos em determinadas épocas do ano.

Desse modo, veja qual a relação das estações do ano com a alimentação e qual a diferença entre o verão e o inverno. 

Nossa alimentação no inverno e verão

As estações do ano influenciam diretamente na alimentação no inverno e verão, já que são climas mais marcantes. 

No verão, por exemplo, consumimos mais frutas e acabamos comendo menos ao longo do dia. Além disso, as porções dos alimentos costumam ser menores. A fome, para a maioria das pessoas, acaba diminuindo quando o clima está muito quente. 

No inverno, por outro lado, acabamos comendo mais durante o dia, pois “beliscamos” o dia todo. Sem contar que se aumenta o consumo de massas, de alimentos gordurosos e caldos. 

Dessa forma, a maioria das pessoas acabam engordando nos dias mais frios. Uma vez que as mudanças acabam acontecendo da forma em que encaramos a alimentação no inverno e verão. 

No inverno, o nosso corpo acaba queimando mais calorias, como forma de defesa do nosso organismo, para não deixar a temperatura cair. Por isso, a necessidade de se alimentar mais. 

Já no verão, acabamos perdendo bastante líquido através da transpiração e sentimos vontade de consumir mais alimentos ricos em água e refrescantes. 

Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta
Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta

Como se alimentar no verão?

Muitas pessoas já sabem como se alimentar no verão: comer muita verdura, frutas e legumes, além de se hidratar sempre. 

Para manter uma alimentação saudável no verão é preciso reduzir o consumo de açúcar e sal, pois nessa época do ano acabamos perdendo bastante líquido através da transpiração durante todo o verão e, com isso, nosso corpo aumenta a retenção de líquidos, nos deixando mais inchados. 

No calor, os alimentos também apodrecem mais rápido, sendo assim é necessário ter cuidado com a intoxicação alimentar.

Desse modo, é preciso optar por refeições leves e as porções precisam ser menores, para que tenhamos mais disposição ao longo do dia. 

Alimentação no inverno e cuidados

No inverno é muito natural sentir pouca vontade de consumir água, mas isso não significa que o nosso corpo necessita menos dela. 

Então, um modo de manter o corpo sempre hidratado e aquecido é tomando chás, mas é preciso ter cuidado ao adoçar, para não exagerar. 

Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta
Alimentação no inverno e verão: como ter a saúde em alta

Uma vez que no inverno o nosso corpo possui a necessidade de consumir mais alimentos gordurosos, podemos digerir comidas ricas em gorduras boas, como amêndoas, castanhas e nozes. 

Além disso, é necessário consumir os legumes e verduras no inverno, eles podem ser preparados em forma de caldos, refogados e assados.

De modo geral, precisamos sempre adequar a alimentação no inverno e verão para ter uma vida mais saudável, além de evitar os deslizes. 

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