HomeAcademiaAdolescente Pode Fazer Academia? Confira!

Adolescente Pode Fazer Academia? Confira!

A adolescência é um período de muitas dúvidas, principalmente relacionadas ao nosso corpo, já que neste período ocorrem muitas mudanças corporais, envolvendo hormônios de crescimento, entre outros. Por isto, é muito comum surgir a dúvida se adolescente pode fazer academia ou não.

Acho que todos, pelo menos uma vez na vida, já escutaram que fazer academia na adolescência pode prejudicar o crescimento. Então, viemos hoje tirar esta dúvida de uma vez por todas e explicar para vocês se, isto é, ou não uma verdade.

Neste artigo você vai entender se adolescente pode fazer academia e quais são as atividades mais indicadas para esta idade. Veja e confira!

Afinal, adolescente pode fazer academia?

Todos já escutamos, principalmente vindo de nossas mães, que a musculação na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento de nosso corpo e fazer com que o crescimento seja interrompido.

Mas, após alguns estudos realizados por especialistas no assunto, foi descoberto que os adolescentes podem sim praticar exercícios na academia, relacionado ao fortalecimento dos músculos.

O importante neste momento, é que o adolescente seja orientado por um profissional especializado, para que os exercícios sirvam para aumentar o desenvolvimento do seu corpo e aumentar sua resistência.

Quais são os benefícios da academia para os adolescentes?

Existem diversos benefícios que são apresentados aos adolescentes que praticam academia logo no início, como o fortalecimento dos músculos.

Além disso, como esta é uma fase onde o indivíduo está criando sua formação de identidade e entendo qual a sua real imagem, a pratica de exercícios contribui para aumentar a autoestima e fazer com que a pessoa se sinta melhor consigo mesma.

Quando praticamos exercícios físicos, nosso cérebro libera hormônios que são responsáveis pelo nosso bem-estar, então o humor de quem está se exercitando tende a melhorar, deixando a pessoa mais feliz e confiante.

A pratica não precisa acontecer todos os dias, mas, com apenas duas a três vezes por semana, os benefícios já poderão ser notados e o adolescente se sentirá melhor, mais confiante e bem consigo mesmo.

Quais são as orientações da pratica de academia para adolescentes?

Apesar de ser um exercício aconselhado para os adolescentes, para praticar academia de maneira correta é preciso seguir algumas orientações essenciais para o desenvolvimento e a pratica de forma correta.

  • Busque orientações com seu instrutor.

A maioria dos adolescentes passa muito do seu tempo na internet e a chance de buscar soluções milagrosas e imediatas pode ser muito grande.

Apesar de ser tentador seguir estas soluções, busque seguir as orientações de um profissional que já avaliou você e acompanha seus exercícios na pratica.

  • Tenha seu próprio ritmo

Não importa se seu ritmo é mais lento que os demais, siga sempre o tempo do seu corpo e respeite seus limites.

Dessa forma, você verá a evolução e seu desenvolvimento, sem dores e complicações.

  • Cuidado ao seguir conselhos de outras pessoas

Cada corpo possui uma exigência e os profissionais precisam avaliar você e seu condicionamento, para que possam ser passadas instruções de treino.

Por isto, não siga conselhos alheios e tente acompanhar o treino de outra pessoa, pois isto poderá te prejudicar.

  • Não exagera

Treine o tempo ideal e recomendado por seu instrutor.

Quando exageramos no treino, podemos ver resultados negativos em nosso corpo, sentindo dores excessivas e desconfortos que não deveriam ser sentidos.

  • Faça uma atividade aeróbica

Além de se dedicar apenas a musculação, faça também uma atividade aeróbica, para ajudar a aumentar sua disposição.

Adolescente pode fazer academia e seguir treinos, desde seja um exercício realizado com responsabilidade, para que venham resultados positivos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS