A natação infantil para crianças com Síndrome de Down é amplamente indicada por médicos e especialistas. Se trata de uma atividade que pode ajudar os pequenos a se desenvolverem de maneira impressionante.

Na verdade, se trata de uma atividade que pode trazer benefícios para qualquer pessoa, em qualquer idade ou circunstância. Claro que é preciso fazer uma análise prévia da saúde, mas de modo geral a natação só traz benefícios.

No caso dos portadores de Síndrome de Down, porém, ela é ainda mais relevante. Se trata de uma atividade que ajuda no desenvolvimento físico e motor além de promover o bem-estar e a convivência social.

Conheça Todos Os Benefícios Da Natação Infantil Para Crianças Com Síndrome De Down

Se você está pensando em matricular o seu filho, é importante conhecer os benefícios da natação infantil para crianças com Síndrome de Down para entender melhor como essa atividade pode contribuir com o desenvolvimento dos pequenos.

  • Melhora as articulações:

Portadores de Síndrome de Down podem desenvolver problemas articulares e ter os seus movimentos comprometidos. A natação é um dos esportes que mais ajuda a conter esses problemas, mantendo o corpo mais flexível e saudável.

  • Tonicidade muscular:

Também é uma característica normal de quem nasce com essa condição que se tenha menor tonicidade muscular – mais um problema que pode ser amplamente amenizado através da prática de exercícios físicos, sobretudo a natação.

Promove A Autoestima E A Interação Social

Muito se fala sobre o quanto é importante manter crianças em contato com outras da mesma idade. Isso se torna ainda mais fundamental quando estamos falando de portadores de Down.

A natação infantil para crianças com Síndrome de Down ajuda muito na interação social, colocando essas crianças em contato com outras.

Isso estimular a convivência, o trabalho em equipe, além de ajudar no desenvolvimento da fala, desenvolvimento motor e outros aspectos essenciais do crescimento humano.

  • Autoestima:

Não podemos deixar de citar o quão importante é para a autoestima de uma criança participar de aulas de natação. As aulas passam por um processo de evolução, ou seja: a cada dia algo novo é ensinado.

A natação infantil para crianças com Síndrome de Down acaba contribuindo para a formação de crianças mais seguras e capacitadas. Elas compreenderão que são capazes de realizar tarefas e evoluir, e isso será fundamental para o futuro.

Melhora O Trato Respiratório

A natação também é indicada para pessoas que sofrem com problemas respiratórios diversos. É comprovado que os exercícios na água ajudam a melhorar a capacidade pulmonar e a frequência cardíaca.

Também podemos citar esses benefícios como aplicáveis no caso de natação infantil para crianças com Síndrome de Down. Assim o seu filho se tornará mais saudável e mais feliz.

Quais Cuidados Tomar?

Os cuidados antes de começar as aulas de natação infantil para crianças com Síndrome de Down não diferem dos cuidados que outros pais devem ter com crianças que não são portadoras da síndrome.

O mais importante é obter a liberação de um pediatra de sua confiança para que a criança pratique exercícios físicos. Qualquer problema de cunho emocional, físico ou psicológico deverá também ser informado na academia.

  • Escolha uma academia de qualidade:

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você escolha uma academia de qualidade para matricular o seu filho, seja a criança portadora ou não de alguma síndrome.

A natação infantil para crianças com Síndrome de Down pode trazer os mais variados benefícios, no entanto, é importante ter a supervisão de um profissional. Acesse o site da Pratique Fitness e saiba mais sobre esse assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here