A importância de respirar de forma adequada durante os treinos
A importância de respirar de forma adequada durante os treinos

A função mais importante de uma respiração correta é, de um modo geral, reduzir a ansiedade, a tensão dos músculos e por consequência disso, possibilitar a sensação de relaxamento.

Na prática de atividades físicas é ainda mais importante uma respiração adequada, podendo influenciar na atenção e no foco dos exercícios.

Não existe, porém, um modo correto de respiração para todos os tipos de atividades físicas. Para você usar de maneira adequada a respiração para cada tipo de treino, daremos a seguir mais informações sobre o assunto.

O básico da respiração correta

Antes de mais nada, é essencial ter conhecimento sobre alguns aspectos básicos da respiração correta, mesmo diante de variações que apresentaremos. Basicamente há duas formas comuns de respirar: pelo diafragma e pelo tórax.

Para a maior parte das práticas e mais saudável é a respiração pelo diafragma. 

Essa forma de respirar é muito simples, ajudando a controlar o nível de estresse e das funções que requerem mais da respiração como o canto e a própria atividade física.

Geralmente, respirar pelo nariz é muito mais saudável porque o ar chega mais puro, quente e úmido até os pulmões. Porém, ao executar movimentos corporais pode ser preciso maior ventilação no organismo.

A importância de respirar de forma adequada durante os treinos
A importância de respirar de forma adequada durante os treinos

Vamos ver então os três tipos de respiração a seguir que são:

  • Respiração correta para treinamento de força;
  • Respiração adequada para treinos aeróbicos;
  • Respiração para exercícios de relaxamento.

Respiração correta para treinamento de força – Nesse tipo de treino, como é o caso da musculação, o mais adequado é expirar na hora de realizar o esforço e inspirar quando retornar porque é durante a expiração que os músculos são contraídos promovendo maior sustentação ao corpo ao executar o movimento, garantindo uma maior eficiência aos exercícios, ou seja, a respiração complementa a mecânica do movimento e seus efeitos nos músculos.

Respiração adequada para os treinos aeróbicos – A corrida ou dança são  exemplos de treinos aeróbicos, não exigindo um tipo de respiração mais específica. Apenas deve ser respeitado o que o corpo pedir e realizar os movimentos de inspiração e expiração conforme o ritmo e a intensidade da atividade. O fundamental mesmo é respirar sempre, fazendo a respiração abdominal, ou seja, pelo diafragma e quando necessário utilizar a boca como uma ajuda para uma melhor ventilação.

Respiração para exercícios de relaxamento – O pilates e o yoga são treinos relaxantes e cada vez mais procurados. Nessa forma de exercícios o fundamental é a respiração e participa de toda a execução de um modo ainda mais direto. Deve-se então, buscar uma respiração mais profunda  com a finalidade de esvaziar todo o diafragma na expiração antes de começar a inspiração. É semelhante à musculação, pois o ideal é expirar durante o movimento e inspirar na sua preparação.

Consequências de uma respiração incorreta durante o treino 

A importância de respirar de forma adequada durante os treinos
A importância de respirar de forma adequada durante os treinos

Ao praticar a respiração de maneira errada durante os exercícios físicos, ocorrerão várias consequências que não serão muito agradáveis. 

Poderá anular ou fazer com que haja uma redução nos efeitos dos movimentos praticados, como também causará sofrimentos desnecessários com dores laterais, provocadas por uma espécie de câimbra no diafragma. 

Pode ainda ocasionar fadiga devido à insuficiência de ventilação e oxigenação no organismo.

Praticar exercícios de forma correta é sempre uma excelente alternativa, acesse o site Pratique Fitness e faça seus exercícios de forma tranquila, com a respiração correta.   

        

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