Dentre as muitas atividades físicas, muito tem se falado sobre praticar lutas marciais por conta dos diversos benefícios que essas atividades trazem. Além disso, é uma ótima alternativa para quem não deseja praticar a musculação propriamente dita.

As principais artes marciais são karate, jiu-jitsu e taekwondo, mas há diversas outras modalidades. Por serem as mais comuns, são comumente encontradas em academias convencionais, tornando-se de fácil acesso a qualquer pessoa.

Conhecer as possibilidades da prática de exercício físico é muito interessante, pois, dessa forma, é possível encontrar uma atividade que esteja alinhada aos seus objetivos e, também, gostos pessoais.

Praticar lutas marciais  ajuda na perda de peso e definição muscular

É praticamente impossível falar de praticar lutas marciais sem citar a perda de peso e a definição muscular. Uma aula de arte marcial pode chegar a queimar mais de 500 calorias dependendo da intensidade.

Sendo este um dos principais objetivos de quando uma pessoa começa a praticar atividades físicas, buscar uma modalidade com alto índice de queima calórica é fundamental.

Além do mais, as lutas trabalham tanto os membros superiores quanto inferiores, trazendo definição muscular e ganho de massa magra para o corpo todo.

Praticar lutas marciais faz bem para a Saúde

Qualquer atividade física atua na saúde de diversas formas. No caso da praticar lutas marciais podemos citar:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, cardíaco e respiratório
  • Diminui as chances de desenvolver depressão e ansiedade
  • Combate os sintomas das doenças citadas previamente e ainda alivia o estresse
  • Fortalece as articulações
  • Melhora a flexibilidade
  • Diminuiu consideravelmente o risco de desenvolver quadros de colesterol ou diabetes
  • Diminui o risco de infarto
  • Aumenta a disposição para as atividades diárias

Saúde mental e emocional

Assim como a saúde física, qualquer atividade também influencia de forma positiva na saúde mental e emocional. Entretanto, as artes marciais vão além de qualquer outra atividade.

Isso porque as técnicas não envolvem somente exercícios físicos, mas, também, exercícios mentais. Tais lutas foram desenvolvidas com muitos fundamentos, incluindo ética, moral e respeito.

Durante as aulas esses conceitos também são passados. O objetivo é que a pessoa não desenvolva somente o seu corpo, mas a sua mente também.

Como as saúdes física, mental e emocional são totalmente integradas, uma atividade que trabalhe essa área é muito interessante. Prezar pelo equilíbrio emocional é tão importante quanto o físico.

Defesa pessoal

Praticar lutas marciais tem sido cada vez mais procurado por mulheres. Antigamente, esse tipo de exercício chamava mais atração do público masculino, mas, hoje, as turmas costumam ser de 50% homens e 50% mulheres.

Além de todos os benefícios já supracitados, aprender defesa pessoal é muito, mas muito importante para uma mulher.

Aprender uma arte marcial pode ser a solução para evitar muitos episódios de assédio. Como as mulheres sofrem constantemente por tais situações, a defesa pessoal se torna uma grande aliada.

Qualidade de vida

De forma geral, praticar atividades físicas e artes marciais traz maior qualidade de vida. Estar feliz com seu corpo e sua mente transformam o nosso dia a dia e esse é o melhor caminho para a felicidade.

Como dito anteriormente, é possível encontrar aulas dessa modalidade em academias convencionais (principalmente as mais estruturadas). O ideal é buscar um estabelecimento de renome e que conte com bons profissionais.

Sempre verifique a qualificação do professor (seja para a prática de luta marcial ou qualquer outra atividade física).

A Pratique Fitness, por exemplo, tem ótimos profissionais em suas filiais para praticar lutas marciais e usufruir todos os seus benefícios da melhor maneira possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here