5 dicas para uma boa alimentação no verão

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Ah, o verão! Época desejada e bem recebida por muitos! Tempo de férias, praia, piscina, carnaval e outras delícias, não é? Mas, é também uma época que exige cuidados especiais com a saúde e a alimentação no verão é algo essencial para isso, independentemente do quanto você ame ou não essa estação.

Se você pratica exercícios físicos: que bom! Contudo, isso exige cuidados ainda mais específicos, particularmente com o que entra na boca. Quer saber como aproveitar ao máximo seu verão sem prejuízos para a sua saúde e boa forma? Então, vamos às dicas!

1. Foco na hidratação

Água, água e mais água! Você deve se hidratar constantemente no verão, principalmente durante a prática de exercícios, antes e depois. Não deixe a sede apertar para tomar água, pois isso já é sinal de desidratação. A solução não é tomar um litro de uma vez, mas hidratar-se no decorrer do dia com intervalos de tempo razoáveis.

2. Equilibre hidratação e nutrição para uma boa alimentação no verão

É importante lembrar que hidratação não é só tomar água. Isso é muito importante sim! Só que, se você ficar tomando água o dia inteiro e não equilibrar esse hábito com outras formas de hidratação e nutrição, vai se safar da desidratação e cair na desnutrição, que pode acarretar vários problemas de saúde.

Muitas pessoas não sabem que a água dilui muito dos nutrientes que consumimos. Então, nessa época, você precisa se nutrir com o que há de melhor. Como conseguir esse equilíbrio? Além de se hidratar com água, tome sucos, consuma frutas e legumes que favoreçam a hidratação, como melancia, melão, laranja, abobrinha, dentre outras.

É fácil identificar alimentos que favorecem simultaneamente a hidratação e nutrição: eles, geralmente, são aguados e oferecem a sensação de frescor. Use e abuse desse tipo de alimentação no verão!

3. Invista em nutrientes que favorecem o metabolismo

Você sabia que o nosso corpo reage ao clima, não apenas externamente, mas também internamente? Provavelmente sim! E o que acontece no verão? Como não é necessário produzir calor, já que já está calor, ele consome menos calorias… isso quer dizer que você precisa compensar essa redução.

Existem alimentos que favorecem o metabolismo, conhecidos como alimentos de calorias negativas. Esses alimentos fazem com que seu corpo queime mais calorias do que o alimento consumido tem. Quer saber mais sobre eles? Então confira o nosso texto com dez alimentos com calorias negativas e seus benefícios!

4. Evite alimentos gordurosos e cremosos

O motivo para evitar alimentos gordurosos e cremosos é óbvio, uma vez que explicamos como o nosso metabolismo reage ao verão. Esses alimentos demoram mais a serem processados pelo organismo e, nessa época, podem acabar gerando um acúmulo de gordura. Se você faz academia, converse com um profissional para saber o quanto você precisa de gorduras saudáveis nessa estação.

5. Cuidado com alimentos que possam te adoecer

A alimentação no verão deve ser cuidadosa, evitando a ingestão de comidas que possam ser mal recebidas pelo corpo devido às modificações no seu funcionamento. Comidas e bebidas pesadas, que apresentem risco de desidratação ou intoxicação por má conservação, como bebidas alcoólicas, feijoada, carnes gordurosas, queijos amarelos, maionese e afins são um perigo! Dê preferência para alimentos frescos e saudáveis. Troque o sorvete por um creme de açaí, por exemplo, e seja feliz!

Essas são algumas dicas básicas de alimentação no verão para que você possa aproveitar a estação mais badalada do ano com tudo o que tem direito e ainda exibir todos os benefícios que esses cuidados vão oferecer para o seu corpo. Não é apenas forma: pele e cabelo também vão agradecer!

Que tal, agora, conferir mais uma dica fresca para o verão? Conheça os principais benefícios da natação e aproveite para se exercitar enquanto se refresca.

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