HomeDicas5 Benefícios de fazer aula em grupo

5 Benefícios de fazer aula em grupo

As Academias estão cada vez mais em alta no Brasil. Na última década, o número de alunos matriculados em academias triplicou e um dos motivos para isso é a possibilidade de treinar em grupos.

Embora haja alguns casos em que são necessários exercícios individuais, os treinos em grupos costumam apresentar resultados incríveis. Veja os 5 benefícios de fazer aula em grupo.

5 benefícios de fazer aula em grupo

Existem incontáveis benefícios em se realizar aulas em grupos nas academias e espaços de atividades físicas. Listamos os principais para que você tenha ideia dos 5 benefícios de fazer aula em grupo:

  1. Aula em grupo motiva os participantes

Ir sozinho à Academia ou realizar atividades físicas de forma individual não é para todo mundo. Em geral, a formação de grupos motiva muito mais os participantes a seguirem ativos, já que a socialização é um item que pode ser determinante para a prática de atividades físicas.

Um ótimo exemplo disso são as turmas criadas em aulas de Zumba, que costumam percorrer o ano como verdadeiros grupos de trabalho, cooperação e ajuda mútua.

Outra situação bastante comum são os grupos de atividade física da terceira idade, onde a socialização e o grupo costumam ser as chaves para participação.

  1. Amplia a convivência social

A efetivação de um grupo para prática de atividades físicas é fundamental para ampliar a convivência social. Quando se muda para uma nova cidade ou está em fase de conhecer novas pessoas, a prática de atividades físicas em grupo pode ser uma excelente ideia.

Dessa forma, quem procura ampliar sua rede de amigos pode encontrar na Academia uma excelente possibilidade!

  1. Promove cooperação

As atividades físicas realizadas de forma individual costumam incentivar uma competição que pode não ser sempre saudável, por exemplo quando há um comparativo entre os corpos, por exemplo.

Ao realizar as atividades em grupo, o clima passa a ser de cooperação e esforço conjunto. Dessa forma, cada pessoa pode obter mais aceitação de seu tempo, biótipo e características próprias para realização de atividades físicas.

  1. Permite estabelecer metas de grupo

As metas para exercícios físicos em grupo podem ser explicitas, quando se estabelece para uma equipe de corrida o quanto deve ser percorrido em determinado tempo, por exemplo.

Mas ainda há metas implícitas que são mais facilmente cumpridas quando os treinos são feitos em grupo. Um exemplo é a dança de uma coreografia de uma música em aula de ritmos ou ainda ir até o fim da aula de spinning.

  1. Aumenta a aceitação sobre os limites

Ao contrário do que se imagina, a aceitação sobre os limites do próprio corpo pode ser melhorada quando os exercícios são praticados em grupo. Todos temos limites e tempos, além de metabolismos diferenciados e isso fica evidenciado na prática de atividades em grupo.

Claro que os limites podem sempre ser ultrapassados e esse é um dos objetivos da prática de atividades físicas, mas acompanhar a evolução dos colegas é também perceber que os limites são naturais e precisam ser trabalhados.

Esse fator impede que as pessoas desistam logo que se deparam com alguns obstáculos para a prática de exercício físico, como flexibilidade ainda em desenvolvimento ou cansaço no início.

Agora que você já conhece os 5 benefícios de fazer aula em grupo, acesse o site da Pratique Fitness e conheça todas as opções de aulas em grupo oferecidas por esta que já é Academia referência de Belo Horizonte e região metropolitana.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS