HomeNatação3 dicas de aula de natação feminina

3 dicas de aula de natação feminina

Existem numerosas razões para se aprender a nadar. A principal delas é que além de ser um passatempo divertido, ela constitui uma modalidade de exercício rigorosa e eficaz. Veja 3 dicas de aula de natação feminina

A maioria dos adultos não permanecem tão despreocupados quanto as crianças quando confrontados com a perspectiva de nadar pela primeira vez. É preciso entender que todos podem aprender a nadar, porém o processo sempre será diferente.

Além de fazer você parecer bem fisicamente, a natação também traz benefícios mentais. Apenas meia hora na piscina três vezes por semana é suficiente para se observar uma melhora significativa nos padrões de sono e redução dos níveis de estresse.

Dicas para as aulas de natação feminina

As aulas de natação feminina são ideais para mulheres que se sentem constrangidas ou pouco à vontade nas aulas tradicionais, seja pela insegurança com o próprio corpo ou qualquer outro motivo.  Manter a calma na água é essencial, pois quanto mais relaxada você estiver, mais fácil será para aprender.

A respiração é uma parte muito importante das aulas de natação feminina, certifique-se de que você pode dominá-la com antecedência. Acostume-se com a ideia de manter sua respiração estável e controlada, enquanto o foco principal do seu corpo está em outra coisa

Escolha as roupas adequadas

Alguns acessórios essenciais são:

  • Touca de natação: os cabelos longos precisem ser amarrados e sempre cobertos pela touca de natação.
  • Óculos de proteção: podem ser úteis para ajudar a aluna a submergir.
  • Roupa adequada: certifique-se de escolher roupas de banho para sua aula de natação feminina, que não impeçam o movimento e sejam confortáveis.

Há também alguns outros acessórios não tão conhecidos por aí e que pode ser bastante úteis para sua aula de natação. Clipes e tampões de ouvido, por exemplo, são menos utilizados, porém impedem que a água entre em lugares indesejáveis ​​e cause desconforto.  Eles também podem ajudar a protegê-lo de desenvolver problemas de sinusite e infecções de ouvido.

Técnica

Não importa quantos movimentos você esteja fazendo por dia, seu corpo não colherá os benefícios a menos que você tenha dominado a técnica corretamente.

A posição e os movimentos corretos na água são cruciais para minimizar a resistência e ajudar a flutuação.

Cuidados básicos na aula de natação feminina

Não há um curso ou momento certo e errado para começar, isso dependerá da habilidade natural de cada mulher. Entretanto, como acontece em qualquer esporte, a natação pode se tornar cansativa.

A água é muito mais densa do que o ar, por isso não é de surpreender que você se sinta mais esgotado do que quando realiza outras formas de exercício.

Certifique-se de saber como recuperar as forças enquanto estiver na água e de saber todos os movimentos de segurança em caso de emergências, para que possa avisar seu instrutor do que está ocorrendo.

Na aula de natação feminina seu corpo ainda precisará se hidratar, portanto, certifique-se de ter uma garrafa de água ao lado da piscina e lembre-se de beber água sempre. Isso irá ajudá-la a continuar por mais tempo.

Quando você está trabalhando duro na piscina com movimentos mais rápidos, seus músculos estarão recebendo um treino bem intenso, mas falar em ‘resfriamento’ pode parecer uma sugestão estranha, já que a água vai impedi-lo de sentir muito calor, entretanto, é vital que você finalize cada aula com uma série de exercícios mais suaves ao final de cada sessão, a fim de evitar lesões.

Agora que você sabe as dicas básicas para iniciantes na aula de natação feminina, não deixe de procurar a academia ou instrutor mais próximos de você e comece a praticar também!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS