HomeBoxe15 dicas sobre o boxe esporte.

15 dicas sobre o boxe esporte.

Um dos esportes mais completos que existem é o boxe. O boxe ajuda na perda de peso, pois além de exercício aeróbico, também é muito eficiente para tonalizar a musculatura do corpo todo. Hoje iremos apresentar 15 dicas para você praticar o boxe esporte ou pugilismo.

O que é o boxe esporte?

O boxe esporte surgiu na Grécia Antiga por volta do século VIII a.C., é uma variação pugilato e do pancrácio, lutas praticadas na antiguidade, onde lutadores atacavam somente com os punhos. Essas lutas eram muito violentas, e muitas vezes acabavam com uns dos lutadores chegando a óbito.

Também conhecido como pugilismo (boxe inglês), o boxe esporte é considerado como modalidade de luta de combate desde o século XIX e apareceu nas olimpíadas em 1920.

Também conhecido como nobre arte, quem pratica o boxe esporte (pugilismo) tem o objetivo de participar de torneios e campeonatos e sentir a adrenalina de um confronto direto.

As academias especializadas em boxe esporte são geralmente voltadas àqueles que desejam treinar e aprimorar suas técnicas para o combate, diferente do boxe de academia, que tem o intuito apenas de obter condicionamento físico e definição corporal.

Quais os benefícios do boxe esporte para sua saúde.

O boxe esporte é mais procurado pelo sexo masculino. Geralmente é procurado por pessoas que querem aprender defesa pessoal. Mas sabemos que os benefícios que o boxe esporte traz, vão muito, além disso.

O boxe melhora a coordenação motora, reduz o estresse, faz bem para a saúde cardiovascular, aumenta a força, melhora a composição corporal, corrige a postura, auxilia na eliminação de gorduras, ajuda a definir os músculos,além de melhorar a concentração e auto confiança.

O esporte está entre as melhores opções de atividade física, pois atua como exercício aeróbico e anaeróbico. Em sessenta minutos de treino o participante pode queimar entre seiscentos a mil calorias, com exercícios variados, como alongamentos, pular corda, corrida, agachamento, polichinelos, flexões de braço, abdominais, step,  socos e golpes no saco.

15 Dicas para praticar o boxe esporte

  • Seja disciplinado, esse esporte exige muita dedicação.
  • Frequente a academia por no mínimo três vezes por semana.
  • Seja persistente, o pugilismo é um esporte desafiador por exigir muito condicionamento do praticante.
  • Não exagere nos exercícios, isso pode lhe trazer uma contusão.
  • Só realize o treinamento com auxilio de seu treinador.
  • Utilize os acessórios de segurança (luvas, proteção na cabeça e nos dentes) para não se machucar.
  • Se sua intenção é competir, saiba que os treinos regulares são fundamentais para uma boa performance.
  • Aplique as técnicas do esporte, aprenda as combinações de golpes corretas para um melhor desempenho.
  • Estude e pesquise as melhores combinações, o boxe não é apenas um esporte de força e resistência, mas também de estratégia e inteligência.
  • Assista a competições no youtube, isso lhe dará base para entender melhor o esporte.
  • É importante aprender técnicas de ataque, mas atente-se a aprender a defesa, é mais seguro se defender do que ficar tentando golpear.
  • O golpe de ataque tem que ser efetuado no momento certo, isso exige muito mais concentração do que força.
  • Se atente a regras e regulamento do boxe esporte. Isso é primordial para se tornar um verdadeiro boxeador.
  • Seja ético e utilize o que aprendeu apenas nas academias. Evite se envolver em brigas de rua, violência não leva a nada!

Os exercícios do boxe esporte (pugilismo) são intensos e exigem muita técnica e concentração. Se conseguir aplicar as técnicas corretamente, com persistência e dedicação, você conseguirá atingir um ótimo condicionamento físico para começar a participar inclusive de competições. Pratique esse esporte maravilhoso e aproveite nossas dicas!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS